Páginas

Encontro Anual dos Freis Agostinianos Descalços

Bom dia caros amigos. A paz esteja com todos.
Partilho convosco sobre o nosso encontro anual que se realizou nos dias 03 à 07 de Janeiro.
O encontro foi no Seminário São Tomas de Vila Nova - Jardim Oriental - Ourinhos. Foi uma ótima oportunidade de todos os freis estarem reunidos: para estudar, rezar, conversar, programar o ano, confraternizar e descontrair um pouco.
Tivemos a presença do nosso amigo Pe. Luiz Cláudio que falou sobre os salmos na vida pessoal e pastoral da Igreja. Também à presença de nossos confrades da Itália: Frei Antonio, Frei Salésio e Frei Brás; Filipinas: Frei Gilmar; Camarões -Africa: Frei Renato; Paraguai: Frei Silvestre, Fr. Alexandre e Fr. João.
Eis alguns testemunhos da missão.
Mensagem de Dom Luiz: Quero vos dizer somente uma coisa: tenhamos bem claro na nossa cabeça que foi Jesus que nos escolheu: “Não fostes vós que me escolhestes, mas Eu vos escolhi”. Portanto foi Jesus que nos escolheu para evangelizar. Ele nos escolheu para ajudar tantas pessoas que precisam da nossa ajuda.

O Frei Renato partilhou um pouco da missão na África. As dificuldades são inúmeras, muita pobreza. A parte de escola e saúde fica por conta da Igreja, o governo pouco se preocupa com isso. Existe também o problema da poligamia. As celebrações são longas, pois os africanos valorizam muito o ofertório, as músicas, as danças, faz parte da cultura deles. Luz e telefone só tem na cidade onde eles estão instalados. O Pe. lá tem muita estima do povo, inclusive dos pastores protestantes que vem pedir pro padre dar a bênção da água. Enfim missão mesmo...

O Frei Salésio, Conselheiro da Província Italiana partilhou um pouco da situação da Itália: Muitos religiosos já bastante idosos; muitas são as dificuldades em manter as várias comunidades; uma ou outra casa futuramente serão fechadas para poder atender melhor as outras; a perspectiva vocacional é precária e mesmo a participação do povo na igreja é pequena.

O Frei Gilmar Morandim, partilhou um pouco a situação das Filipinas: Já foram ordenados 50 padres nas Filipinas. As Filipinas estão se expandindo para outros países da Ásia: Indonésia, Vietnam, Miamar. Estão começando também uma obra social chamada Cidade das Crianças (Orfanato). As vocações também começam a dar sinal de diminuição.

O Frei Brás partilhou um pouco da situação da Cúria Geral: Os Definitórios Ordinários já terminaram, então agora só de forma extraordinária. Todos já estão se preparando para o Capítulo Geral em maio 2011. O Casa de Gesúi e Maria é de acolhida para os estudantes estrangeiros: atualmente são 5 as nacionalidades presentes, entre eles os brasileiros; alguns já terminaram seus estudos, e outros vão chegando.

O Frei César Fontana agradeceu as orações de todos pela sua saúde, e aproveitou para explicar um pouco o tratamento que fez em Brasília e dos cuidados que deve ter no dia a dia.

Agradeçemos à toda comunidade da Paróquia Santo Antônio que está sempre acompanhando à vida dos Freis, materialmenste e com as orações.

Deus abençõe.